segunda-feira, 7 de maio de 2012

É você que faz a sua turma brilhar! (dinâmica para reunião de professores)

   A técnica a seguir foi trabalhada na Reunião dos Anos Iniciais do dia cinco de maio. 
   A colega Miriam Ferreira foi a coordenadora da reunião que abordou o tema sobre a  Avaliação através de Parecer Descritivo.

   A técnica:
  •  Entregar aos professores um molde de camiseta ou bola e pedir que escrevam o que é necessário para um time ser vencedor. 
  • Depois socializar com o grupo. Em um molde grande, escrever tudo o que for falado no grupo, e em seguida entregar a mensagem e fazer a reflexão.             
                  
                                            
              Não sei se você gosta de futebol. Eu sou um grande fã e por mais que a idéia pareça um pouco gasta, resolvi iniciar este texto cometendo a imprudência de comparar a escola com uma equipe do esporte. Começo pelos os jogadores: os alunos – e pela torcida: os pais, a comunidade e todos os dirigentes da educação – muitas camisas torcendo e incentivando para que o gol da aprendizagem aconteça.
              Esse timaço não joga sozinho. Precisa de um presidente – no caso da escola: o diretor (a). Referência de reflexão e planejamento geral, é quem define as decisões mais gerais,  estabelece parcerias, recebe a torcida, articula  com a comunidade...
              Mas um time só com presidente seria meio capenga.  Equipes de sucesso exigem um profissional que não apenas mergulhe na história do esporte, mas que esteja antenado com as principais novidades na área. Que domine a arte e a ciência do jogo, que estimule-a quando toma um gol inesperado – “Exatamente quando estávamos jogando tão bem” – ou modere quando um jogador se exalte, ou mude de comportamento. No futebol essa pessoa é o técnico. Na escola, é você professor!!
               Para ser um bom técnico, e para exercer bem a sua função, o professor precisa ter um enorme conhecimento do conjunto de sua sala de aula (o time). Quem são seus alunos? Quais os que estão bem no jogo? Como aproveitá-los? Quais aqueles que apresentam maior dificuldade? (em que área?) Como trabalham? O que estão aprendendo? O que está fazendo para ajudá-lo? Que recursos está usando nos “treinamentos”, que meios utiliza para aqueles que não estão tão bem no jogo? – Como anda o relacionamento entre técnico e jogador? , ou entre os jogadores? Que metodologia está aplicando? A segurança no processo, o domínio do time....O aperfeiçoamento, a atualização, o modo com que lida com as adversidades, com as criticas da torcida?.
              É claro que esse técnico, não trabalha sozinho, ele deve contar com seus auxiliares, no caso da escola o professor conta com o apoio dos coordenadores pedagógicos que estão ali para auxiliá-lo, mostrando sua presença nas atividades pedagógicas, no acompanhamento dos resultados do seu time, organizando momentos de estudos, disponibilizando recursos, eles estão ali para que o sucesso do técnico e do time apareça, pois os auxiliares sabem, que cabe ao professor fazer com que seu time brilhe, pois cabe a ele preparar as aulas, trabalhar com alunos muitas vezes difíceis, corrigir cadernos, trabalhos, estar sempre atento, observando seus rendimentos, avaliando, anotando, é ele que exige da voz para ser ouvido e ainda readequar suas aulas dentro de uma proposta pedagógica.
              Para retornar à metáfora futebolística, ele – o professor/técnico é o que mais ajuda a bola correr bem redonda no gramado. Como o técnico, e aí está a diferença, pode até não entrar em campo, nem levantar o troféu, mas o professor não, este deve estar no meio do campo e com certeza levantar o troféu junto com seu time, pois sem ele, não existe time  CAMPEÃO e consequentemente o ‘ESTÁDIO” -  escola CAMPEÃ!  TODOS FAZEM PARTE DAS VITORIAS E DERROTAS!   Vamos lutar para vencer o nosso campeonato de 2012!
                                                             Adaptação texto de Fernando José de Almeida
                                                                                                      Revista Nova Escola

3 comentários:

  1. EU ESTUDO NO MARILHA E AQUELE COLÉGIO É MUITO LEGAL EU SOU TAMBEM DA BANDA DELA É MARA

    ResponderExcluir
  2. eu adoro o marilia tenho muitos amigos

    ResponderExcluir
  3. estudei no marilia um ano e achei um maximo é muito legal estudar lá meu nome e joao victor fan dias eu era da turma 7c

    ResponderExcluir